Telefone21 3500.2621
01dez

História e Curiosidades de Orlando

Curiosidades, Disney

Para estrear nosso blog FALANDODEORLANDO.COM.BR, nada melhor do que um breve resumo sobre a cidade e um pouco de sua história.

Orlando Skyline, em 1920.
Orlando Skyline, em 1920.

Orlando está localizada no estado da Flórida. Foi fundada em 1873, e incorporada em 1875. No período da Segunda Guerra Mundial, tornou-se local de base militar, e muitas fábricas de aviões foram inauguradas neste período. Em 1955, o governo inaugurou o Programa Espacial em Cabo Canaveral, bem próximo da cidade. Porém, a verdadeira mudança teve início em 1964, quando o genial Walt Disney começou a comprar secretamente enormes terrenos na cidade, totalizando mais de 11 mil hectares. Na época, pensou-se que os terrenos estavam sendo comprados pelo Projeto Espacial. Mas em 15 de novembro de 1965, o dia D de Orlando, Walt Disney anunciou a construção do maior Complexo de Entretenimento do mundo.

Walt Disney e um de seus projetos
Walt Disney e um de seus projetos

Em 1971, era inaugurado o Magic Kingdom, um projeto mais que ambicioso, que o próprio Walt Disney não pôde ver concluído, pois morreu em 1966. Depois do Magic Kingdom, foram abertos caminhos para outros parques, como Sea World (1973), Epcot (1982), Hollywood Studio – que inicialmente se chamava MGM Studios (1989), Universal Studios (1990), Animal Kingdom (1998), Island of Adventure (1999), Discovery Cove (2000) e Legoland (2011), além dos parques aquáticos, resorts e outras atrações espalhadas pela cidade.

Orlando está localizada na região central da Flórida, sendo a 5ª maior cidade do estado, com mais de 255 mil habitantes, e mais de 2 milhões em sua região metropolitana. Recebeu no último ano mais de 62 milhões de turistas, confirmando-se como a cidade mais visitada dos Estados Unidos e a segunda mais visitada no mundo, atrás apenas de Paris, na França. Possui uma imensa infraestrutura de hotéis, restaurantes, carros de passeio e guias turísticos locais para atender tal demanda. São mais de 100 mil quartos de hotéis e 26 mil residências para aluguel por temporada. O turismo emprega 230 mil pessoas na região, sendo Walt Disney World o maior empregador, com cerca de 56 mil funcionários.

Além de polo turístico, Orlando também é um centro financeiro em intenso crescimento, com inúmeros projetos de expansão em andamento. Foi considerada por diversos anos consecutivos líder em atendimento e pesquisas na área da saúde (Florida Hospital) e possui a segunda maior universidade do estado da Flórida (University of Central Florida).

kaka-comemora-com-a-torcida-depois-de-marcar-pelo-orlando-city-contra-o-columbus-crew-1433036122545_956x500
Kaká e a torcida do Orlando City

No esporte, possui uma equipe na principal liga americana de basquete (NBA), o Orlando Magic, time em que surgiu um dos maiores astros do basquete mundial, Shaquille O’Neal; e a partir 2015 também marca presença na crescente liga americana de futebol (MLS), com o time Orlando City, onde atualmente joga o melhor jogador do mundo de 2007, o brasileiro Kaká.

Sobre o clima da região, a Flórida foi escolhida por Walt Disney também por oferecer as temperaturas mais amenas dos EUA. Bem, amenas para eles… Comparando com certas regiões do Brasil, o verão de Orlando é mais quente e o inverno mais frio. Mas a grande peculiaridade do clima da cidade é a brusca variação de temperatura, principalmente no inverno. De dezembro a fevereiro acontece muito de, numa mesma viagem, pegarmos cerca de 20° C de variação. Em geral, Orlando é uma cidade ensolarada. No verão as fortes tempestades são quase que diárias, mas também são rápidas e não estragam o passeio.

Batida do coração de um Disneymaníaco
Eletrocardiograma de um Disneymaníaco

Orlando e seus parques temáticos possuem uma legião de fãs por todo o mundo. Dentre os países que mais visitam a cidade está, claro, o Brasil. E não é difícil encontrarmos famílias que viajam para lá pelo menos uma vez ao ano. E querem saber por que quando penso em viajar, também sempre tenho Orlando como o primeiro destino em mente?

*Porque até hoje não descobri outro lugar no mundo em que me divirto desde o momento em que saio do hotel, até o momento em que volto para descansar.
*Porque em nenhum outro lugar tenho disposição para: parque de 9h às 19h, shopping de 19:30h às 23h, Walmart de 23:30h às 02h.
*Porque mesmo já tendo entrado 1.450 vezes (brincadeira, mas tô quase!) no Magic Kingdom, é o lugar que mais me arrepia e emociona nesse mundo.
*Porque a cada viagem há várias novidades para curtir em Orlando.
*Porque as compras são uma parte deliciosa da viagem. Prefiro economizar o ano inteiro e nem pisar num shopping no Brasil, pra depois comprar tudo o que preciso em Orlando, com qualidade infinitamente superior e pela metade do preço.
*Porque Orlando é um dos poucos destinos que encanta desde um bebê de meses até um senhor de idade.
*Porque é sempre maravilhoso, mesmo que vá sozinha com seu marido, com uma família amiga, com um grupo enorme, em excursão… E cada experiência é única.
*Porque qual é o melhor lugar do mundo para voltar a ser criança? A Disney, é claro!
*Porque cada viagem pode ser uma experiência gastronômica inacreditável. Eu juro, Orlando não tem só Mc Donald’s, KFC e Olive Garden!
*Porque quando quero uma viagem diferente, sem tanto foco nos parques, um mundo novo de opções se abre em Orlando e seus arredores.
*Porque a melhor forma de curar minha Depressão Pós-Disney é comprando a passagem para a próxima viagem…